terça-feira, 17 de maio de 2011

Tainha fresquinha na mesa!


Nesse domingo, 15 de maio, terminou o período de defeso da tainha dando início a tão esperada Pesca da Tainha para a alegria dos pescadores artesanais e nós fiéis consumidores, claro!

Durante o dia 15 de maio até 30 de julho a pesca está liberada e acontece no litoral que vai do Rio Grande do Sul até quase o Espírito Santo.


A espera é pelos ventos fortes, que são favoráveis à presença da tainha em grandes quantidades.



Nesta segunda-feira (16/05) o Ministério da Pesca e Aquicultura anunciou as regras para a temporada da pesca da tainha. Estabelecendo como limite de autorizações para a pesca, 60 embarcações e um dos pré-requisitos para concorrer a uma delas é a autorização para a captura da sardinha-verdadeira com o emprego da modalidade de rede de cerco.

Outro documento, assinado em conjuto pelas ministras Ideli Salvati (MPA) e Isabella Teixeira (MMA), proíbe o desembarque de ovas de tainha desacompanhadas das respectivas carcaças. As ovas do peixe possuem maior valor por serem consideradas iguarias. O objetivo da proibição é evitar qualquer tipo de descarte de pescado apto ao consumo humano.

Tomara que haja fiscalização, né?!



Um comentário:

  1. o tenso é quem vai decidir quais 60 embarcações serão escolhidas, com certeza irão acontecer ilegalidades... infelizmente é algo implícito! Mari parabéns pelo blog! beijos

    ResponderExcluir