sábado, 30 de abril de 2011

Crise no Mar

A matéria da revista National Geographic, de outubro de 2010, coloca em pauta a crise sofrida nos mares, decorrente da sobrepesca. Não esquecendo de mencionar a Aquicultura e seus entraves.


"A captura mundial de pescado é de mais de 77,9 milhões de toneladas, por ano."





"A demanda mundial por pescado fez com que as frotas pesqueiras tenham hoje avançado por todas as áreas de pesca virgens do planeta. Não resta mais nenhuma área nova a ser desbravada. Mesmo isso, contudo, não é suficiente. Um aumento sem precedentes da capacidade de retirada ameaça esgotar os estoques em todas as áreas de pesca, tanto as antigas como as novas."





Não deixando de lado a polêmica da Aquicultura, que é vista por muitos pesquisadores como a solução para atender a demanda por pescado, porém é julgado pelo uso da farinha de peixe nas rações.


"Entretanto, muitos países vêm procurando compensar o crescente déficit mundial de pescado por meio da criação em cativeiro de grandes predadores, como o salmão e o atum, o que ajuda a manter a ilusão de um suprimento abundante. Mas há um problema nessa abordagem: quase todos os peixes assim produzidos são alimentados com outras espécies menores."

Traz como uma das soluções o consumo por espécies que ocupam níveis inferiores na cadeia trófica: "é preferível consumir a tilápia criada em cativeiro em vez do salmão em cativeiro, pois a tilápia é herbívora e depende menos da ração feita de peixes..."






Cabe a nós, Engenheiros de Aquicultura, continuarmos com as pesquisas a fim de encontrar ingredientes alternativos para a substituição da farinha de peixe. Eu acredito que somos o futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário